dezembro 28, 2011

Descaminhos


Quando não quero mais ser eu, faço uma tatuagem. Mudo o cabelo, troco de emprego, de amigos, mudo tudo. No fim acabo sobrando de frente pro espelho e sou eu de novo, um pouco mais colorida, um pouco mais solitária, bem menos humana e sociável. Eu me volto pras palavras e venero seus encantos, como se por me descreverem pudessem me bastar. Palavra não faz carinho, menina, palavra não dá colo. É de abraço que eu preciso quando não há mais letra, tatuagem, tinta, papel, caneta, poesia. Quando não tem mais rima, é de corpo e conforto que eu preciso.

O tempo, superestimado, não muda nada. Só faz confundir realidade e passado num borrão sem cor. Eu vivo de acreditar na próxima semana, minhas esperanças estão no próximo mês. Quando me oferecem um próximo ano e contam as horas e os segundos pra que ele chegue, eu só quero me cobrir até os olhos e pedir arrego do mundo. Não me faça encarar toda a responsabilidade de um novo tempo, não posso admitir que cheguei ao fim do prazo sem cumprir com meus planos.

Quero todas essas fantasias de dezembro. Quero a pureza de acreditar numa nova vida. A leveza de esperar um mundo novo no segundo em que 2011 se torna 2012. Tudo novo, tudo limpo, tudo pronto pra ser diferente. Ar fresco, um alívio ou certa angústia, é tempo de ser mais eu. É tempo de me esquecer, de me perder, tempo de ter mais tempo.

Se num dia desses eu encontrar o que eu procuro, nesses caminhos tão avessos, talvez eu não precise das palavras. E então serei eu, de frente pro espelho, sem medo de ser quem me olha de volta.

23 comentários:

  1. Estava com muita saudade da tua escrita, da profundidade dos teus textos, do teu modo de dizer em uma linha o que as pessoas enrolam folhas pra dizer. Sentindo falta do teu talento pra descrever sentimentos e a pessoa essa que nos olha do outro lado do espelho sem nos entender.
    Nunca pare de escrever ou esqueça de nós, leitores, que sentimos tua falta sendo ou não uma garota solitária, de cabelos coloridos e pouco sociável. um beijo

    ResponderExcluir
  2. As palavras marcam,
    As palavras mancam,
    O Amor alça voo com as letras.
    Enquanto isso somos espelho, a esperar um pouco mais de novidade, que no fundo, não nos muda em nada.

    ResponderExcluir
  3. Adoro a tua escrita e esse texto está lindo!
    "Não me faça encarar toda a responsabilidade de um novo tempo, não posso admitir que cheguei ao fim do prazo sem cumprir com meus planos." Estou encantada por essa frase.

    Parabéns por conseguir dar sentimento as palavras Verônica.

    ResponderExcluir
  4. Fazia tempo que eu não lia seus textos, já estava sentindo falta.
    O que acho interessante é que esse post em específico se identifica muito com o meu momento presente... É engraçado como somos puros e acreditamos que a mudança pode vir com apenas uma semana.
    Mas é da pureza de uma criaça que se sonham os adultos.

    ResponderExcluir
  5. "Se num dia desses eu encontrar o que eu procuro, nesses caminhos tão avessos, talvez eu não precise das palavras. E então serei eu, de frente pro espelho, sem medo de ser quem me olha de volta."
    E isso diz tudo, faltam palavras para descrever o que sinto ao ler-te, e acho que nunca as encontrarei.

    ResponderExcluir
  6. A poesia, a busca pela palavra, pela rima, às vezes, é a maneira menos dolorosa de se buscar o corpo e o conforto.
    Tarda, mas sempre aparece com algo a dizer, e diz! Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Saudades de passar aqui no blog para ler seus belos textos, Verônica! Este, pra variar, está lindo!
    Vivemos procurando jeitos de não sermos quem de fato somos. Usamos máscaras, nos escondemos por trás do que gostamos, das nossas atitudes cotidianas e mecanizadas. Talvez uma boa meta para 2012 seja ser sempre quem de fato somos, sem nos preocuparmos muito com os outros.

    Beijos e um ótimo 2012 para você!
    Laura :)

    ResponderExcluir
  8. Me senti de frente ao espelho lendo seu texto..
    Como pode?
    É especialmente magnifico, lindo esplendido.
    Verdadeiramente inteiro..
    Suas palavras sempre chegam e chegam na hora certa.Sem saber a data, o horário, elas simplesmente aparecem, e atingem de forma unica e profunda quem entende ou vive o que descreve.
    Parabéns e continue escrevendo.
    Feliz 2012

    ResponderExcluir
  9. Ler seus textos é quase como que escutar o meu coração.

    Saudades amiga!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. por que você fica tanto tempo ser encher nossos olhos?
    talvez as palavras que você queira escutar não te dão colo, mas as suas palavras nos dão.

    beijos verônica!

    ResponderExcluir
  11. "Eu me volto pras palavras e venero seus encantos, como se por me descreverem pudessem me bastar." Me descreveu! Senti falta dos teus escritos :) Que tenha uma ótima passagem de ano, e um ano novo repleto de felicidades e que alcance os seus objetivos! Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Você é um exemplo pra mim!

    Lindo, parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Como alguém pode se apropriar tão completamente das mais profundas e indefiniveis verdades universais e tranforma-las em palavras que demosntram o que toda gente sente e nem sabe ?? Vc é excepcional. Paula

    ResponderExcluir
  14. Mtoooooooo bommm :D

    Descobri o blog agora sempre estarei por aqui ^^

    Parabensss

    ResponderExcluir
  15. minha fuga é como a tua, o cabelo recém-pintado de vermelho e um grande vazio novamente...
    que 2012 venha verdadeiramente renovado!

    ResponderExcluir
  16. Oi! Gostei muito do blog. Lindas palavras. Vou visitá-lo sempre. Vou adorar receber uma visita sua também. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. este texto simplesmente me descreveu!!! :)

    ResponderExcluir
  18. nuss., muito lindo esse texto... up up up up up;;;;p

    ResponderExcluir
  19. Encontrar-se num mundo cheio de atalhos é tarefa difícil. Texto lindo demais, como todos que você faz.

    ResponderExcluir
  20. Querida(o) amiga(o). Estou fazendo uma Campanha de doações pra ajudar os jovens rapazes que estão internados no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos onde meu filho está interno também.Lá tem jovens que chegam só com a roupa do corpo,abandonados pela família. Eles precisam de tudo:roupas masculinas,calçados,sabonetes,toalhas,pasta de dentes,escovas de dentes,de um freezer, Roupas de cama,alimentos. O centro de recuperação sobrevive de doações,são mais de 300 homens internos.Eles merecem uma chance. Quem puder me ajudar pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agência 1257-2 Conta 32882-0

    ResponderExcluir