setembro 01, 2011

Alfândega



Fazer as malas se tornou um hábito diário. A rotina de dizer adeus, o ensaio de deixar tudo para trás. Quantas vezes vou me despedir e compatilhar meus planos? Quantas vezes até chegar o dia de verdade?

Não consigo pertencer ou me adaptar. Falha minha. Meu único planejamento é não planejar. Porque o momento em que eu sei exatamente o que fazer ou onde ir é o mesmo momento em que tento, desesperadamante, fazer o oposto. Talvez eu apenas goste de contrariar e negar o que dizem ser certo. Talvez seja coisa de menina mimada que não aceita ordens e rótulos.

Eu tenho casa, mas não tenho lar. Não me permito ficar muito tempo por onde passo, estou sempre de passagem. Minha distância, que você percebe e julga ser frieza, é apenas um mecanismo de defesa contra o que virá depois. Já me acostumei à desilusão e sua argumentação em favor do mundo não vai ajudar. Estou desiludida de mim, dos meus impulsos, das minhas incapacidades, da minha falta de sentidos, não das outras pessoas. As outras pessoas cumprem direitinho com seu papel, se esforçando pra quebrar meu gelo, algumas gostando sinceramente de mim, apesar da falta de resposta. Sou cigana, sou estrangeira, sou de partida, nunca de chegada. Sou de começo e fim, não de durante.

Eu aceito que pessoas sejam apenas passageiras na minha vida, desde que elas não insistam em ser mais do que isso. Não posso ter o trabalho de me apegar e me despedir, porque também não sou mais do que mera alma a caminho de qualquer outro lugar. Não posso ser bagagem de ninguém. Estar presa na alfândega é um estado de espírito, não um capricho feminino.

33 comentários:

  1. Marina Prone01 setembro, 2011

    sempre me identifico muito, me encontro nos seus textos!! São ótimos =)

    ResponderExcluir
  2. Estar presa na Alfândega tem seu preço, tem seu imposto. Alto por sinal. Não saber nunca se dali sairá e se chegará ao seu destino. Ao seu lugar.

    ResponderExcluir
  3. Quando comecei a ler, me veio uma frase a cabeça, que é mais ou menos assim: "A pior parte em ter que dizer adeus, é ter que fazê-lo todos os dias" (da série One Tree Hill). Gostei muito do texto. Beijos

    ResponderExcluir
  4. As pessoas as vezes querem ficar.

    ResponderExcluir
  5. E quando penso que sua capacidade de encaixar os pensamentos em um texto já chegou a excelência máxima, você me surpreende mais uma vez!

    ResponderExcluir
  6. Preciso dizer que adorei mais uma vez? Você tem um dom incrível de traduzir o que tem lá dentro, o que dificilmente colocaríamos para fora dessa forma. Garanto que muitos encontram-se assim, em uma constante passagem. Verdadeiramente, adorei.

    ResponderExcluir
  7. Porque o apego quase sempre leva à dor, então o melhor é a distância.
    Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Acho tão confortante quando vejo alguém, que além de mim, tem um certa tendência a voar sem remorso.
    Quem é de "partida, nunca de chegada", precisa levar sempre na mochila uma boa dose de discurso ensaiado para que outros, entendam o fato de que existem pessoas diferentes. Porque querer que eles aceitem, já seria pedir de mais. Parece conformismo, mas se o preço a ser pago pela paz, então o farei.

    ResponderExcluir
  9. Sensacional. "Coisas que a gente entende". Exatamente como você disse. Gostei do:"Estar presa na alfândega é um estado de espírito, não um capricho feminino."
    VOCÊ É LINDA!

    ResponderExcluir
  10. "Meu único planejamento é não planejar. Porque o momento em que eu sei exatamente o que fazer ou onde ir é o mesmo momento em que tento, desesperadamante, fazer o oposto. (...) Minha distância, que você percebe e julga ser frieza, é apenas um mecanismo de defesa contra o que virá depois."

    Porque eu sabia que alguma hora ia me achar em você. É que eu nunca havia me identificado tanto. Eu gosto muito, muito mesmo, do que você escreve. O texto tá maravilhoso, e ecoando dentro de mim. =)

    ResponderExcluir
  11. Me senti em cada linha dessa. Texto lindíssimo verônica. Torço mesmo por um livro seu para poder guardar essas palavras na minha estante. Costumo repetir "Sou uma estrangeira dentro de mim, sem placa com sobrenome em aeroporto à espera, sem segurança à paisana, sem saída.". E concordo, isso não é mesmo um capricho feminino. Beijos e continuo esperando outros textos como esse por aqui, maravilhosos.

    ResponderExcluir
  12. "Minha distância, que você percebe e julga ser frieza, é apenas um mecanismo de defesa contra o que virá depois." frase linda, assim como todo o texto e os outros que encontro aqui.

    ResponderExcluir
  13. "Minha distância, que você percebe e julga ser frieza, é apenas um mecanismo de defesa contra o que virá depois."

    Vejo tanto de mim em ti, vejo tanto em ti o que não vejo em ninguém mais. E definitivamente pessoas que escrevem como você não deveriam existir, porque és quase de outro mundo, mundo a cima do nosso. Completamente perfeito, você sempre escrevendo o que ninguém mais consegue, mas precisa dizer.

    ResponderExcluir
  14. Pertencer dá trabalho, desgasta demais. Desapegar também... mas acho que acostuma. Um dia.

    ResponderExcluir
  15. Fazer as malas, em algum momento, o certo, provavelmente (e que não tem pressa de chegar), pode deixar de ser um hábito diário.
    Admiro essa postura. Se a despedida é a previsão, com certeza a distância muitas vezes é a melhor opção. Gostaria de ser racional assim.. Se esse lado fosse possível em mim, ele já nasceria defeituoso. Cada linha especial demais, adorei.

    ResponderExcluir
  16. "Quantas vezes vou me despedir e compatilhar meus planos? Quantas vezes até chegar o dia de verdade?"

    Não preciso que ninguém me iluda, quando se trata de ilusão sou auto suficiente ! Lindo texto, como sempre.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  17. "Eu aceito que pessoas sejam apenas passageiras na minha vida, desde que elas não insistam em ser mais do que isso. Não posso ter o trabalho de me apegar e me despedir, porque também não sou mais do que mera alma a caminho de qualquer outro lugar." muito eu ><

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei muito dos textos,o que você escreve tem sido uma inspiração e uma espécie de conforto pra mim.Me vejo em cada palavra.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, é tudo o que sinto! E vejo que muita gente compartilha disso ein rs! Mas muito bem escrito, amei. A triste realidade de quem sofreu muito e agora só vai.. !

    ResponderExcluir
  20. Sensacional...
    AMEI TUDO POR AQUI

    Bjoos

    ResponderExcluir
  21. " Não consigo pertencer ou me adaptar. " Ah, me vejo todinha nesse texto, é incrível isso ... Vir aqui já virou hábito rotineiro, e não me canso de dizer que teu textos são maravilhosos! (Ah obrigada pela visita, volte sempre minha cara )

    ResponderExcluir
  22. ''Minha distância, que você percebe e julga ser frieza, é apenas um mecanismo de defesa contra o que virá depois. Já me acostumei à desilusão e sua argumentação em favor do mundo não vai ajudar.''

    As distancias que são ásperas e cortam, coçam a alma, são doídas, mas a consequencia boa, é que querendo ou não acostumamos.

    ResponderExcluir
  23. Nossa pq será que sempre me identifico com seus textos?!Tbm me sinto assim,talvez eu seja apenas uma menina mimada.Quem sabe?
    Obrigada pelas palavras em meu cantinho.Me sinto honrada com sua presença.Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  24. Apego leva a ter um coração. Ter um coração leva, normalmente, a se entregar. Se entregar gera dor, sempre.

    Lindíssimo texto. Voltarei mais vezes.

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Me vi em nome e sobrenome e com a mala na mão partindo sem dizer e sem olhar para trás.

    ResponderExcluir
  26. Só posso dizer que sou sua fã, admiro muito seus textos.São lindos.

    ResponderExcluir
  27. Oi menina,
    Lindo, me identifico com o que escreve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. aDOREI SEU BLOG VOU SEGUIR.

    ADICIONA O MEU
    MEUANJOEVOCE.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  29. É o Blog dos sonhos.
    Demoro um pouco pra vir, mas sempre vejo aumentar a qualidade. Parabééns!

    ResponderExcluir
  30. Você não tem ideia do quanto me encontrei nesse texto, e do quanto precisava me encontrar. Obrigada :*

    ResponderExcluir
  31. dei uma olhada rapida nos comentarios e o q vi constatemente escrito foi: Me identifiquei, me encontrei. Realmente. Sou mais uma de tu.

    ResponderExcluir
  32. Me descreveu. E isso basta!

    Lindo!

    Paolla

    ResponderExcluir